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PROCESSOS DO 1º E DO 2º JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DO GUARÁ SERÃO ELIMINADOS
(21/05/2013 - 08:38)

 A Comissão Permanente de Avaliação Documental do TDJFT disponibilizou no Diário de Justiça Eletrônico dos dias 14 e 17/05, os Editais de Eliminação de Documentos de nºs 13 e 14 de 2013, referentes a autos do 1º e do 2º Juizado Especial Cível do Guará, respectivamente. Os processos foram avaliados pela Comissão Permanente de Avaliação Documental, e após a separação dos processos com valor histórico, serão eliminados a partir do 45º dia subseqüente à publicação dos editais. Estes editais de eliminação de documentos são relativos ao período de 2001 a 2011.

As partes interessadas podem requerer o desentranhamento de documentos ou cópias de peças dos respectivos processos no Arquivo Intermediário de 1ª Instância/SUGAI, localizado no SAAN Quadra 4, lotes 765/1015, mediante petição dirigida à Comissão Permanente de Avaliação Documental - Área Judicial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. A relação dos autos a serem eliminados pode ser consultada a partir da página do TJDFT, no link Diário Eletrônico – DJE.

Desde fevereiro de 2009, já foram publicados 70 Editais de Eliminação da Área Fim, submetendo à eliminação mais de 660 mil processos, o que representa 8 quilômetros lineares ou ainda 410 toneladas de papel. A publicação destes editais de eliminação dá seguimento ao projeto de Expansão do Tratamento Arquivístico dos Processos dos Arquivos Intermediários Judiciais - PROPAE, projeto implantado em 2010, em continuidade ao projeto de Gestão Documental e ao Programa de Modernização de Arquivos – PROMA.

A destinação final (guarda permanente ou eliminação) de processos já está de acordo com a Recomendação 37 do CNJ, e da Resolução n. 13/2011 do TJDFT, que atualizou a Tabela de Temporalidade Documental - TTD da Área Fim, com o intuito de incluir novos parâmetros no processo de Gestão Documental, além de atualizar a TTD com novas tipologias, classes e assuntos. O tratamento inclui a avaliação e classificação dos autos, de acordo com a Tabela de Temporalidade de Documentos do TJDFT - Área Judiciária. Em se tratando de processos históricos, eles são higienizados e integralmente preservados, tanto em meio físico quanto digital, resguardando-se, assim, a memória da Justiça local.

Os processos judiciais findos ocupam três galpões com área superior a dois mil mcada, o que despende custos com armazenamento e manutenção. O material destruído é doado à Central das Cooperativas dos Catadores de Materiais Recicláveis do DF - CENTCOOP/DF, conforme convênio assinado com a entidade. A ação integra o Programa Viver Direito - uma iniciativa de responsabilidade socioambiental desenvolvida pelo TJDFT - e gera renda para mais de duas mil famílias beneficiadas pela cooperativa.

Todo o processo de eliminação é embasado na Lei 8.159/1991, na Recomendação 37 do CNJ, de 15 de agosto de 2011 e nas Resoluções nº 8/2005, nº 12/2008 e nº 13/2011, do TJDFT.



  Sitio publicado em 01/02/2008